PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 42604 > TODOS PELO SUL CENTRO DE NOTAM EMITE MAIS DE 300 COMUNICADOS EM MEIO àS ENCHENTES NO RS

TODOS PELO SUL

Centro de Notam emite mais de 300 comunicados em meio às enchentes no RS

Publicado: 2024-05-21 09:55:21
Informações aeronáuticas mantêm pilotos e operadores atualizados sobre as condições aéreas nas áreas afetadas

Desde o dia 03/05, o Centro de NOTAM (NOF) do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), presta apoio à Operação Taquari II com informações aeronáuticas que mantém pilotos e operadores atualizados sobre as condições aéreas nos locais afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Até segunda-feira (20/05), foram emitidos 303 NOTAM (do inglês Notice to Airman) nacionais e 80 internacionais.

Os comunicados são divulgados em coordenação com o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), unidade do DECEA responsável pelo controle e gerenciamento do espaço aéreo da Região Sul. Os avisos foram transmitidos para os aeródromos de Porto Alegre, Canoas, Santa Maria e Uruguaiana, entre outros. 

As informações abordam o fechamento de pistas e áreas de manobra devido à inundação, bem como o fechamento de torres de controle, serviços de informação de voo e controle de aproximação em consequência das condições adversas. Além disso, os NOTAM abordam a ativação de áreas de informações de voo e controle de tráfego aéreo para acomodar as mudanças nas condições operacionais, incluindo a expansão dessas áreas para novas localidades ou extensão de horários para garantir a segurança das operações.

“O ICA trabalha na disseminação de informações vitais para a aviação em meio às operações de resposta às enchentes que assolam o Rio Grande do Sul. O Centro de NOTAM continua alerta e emitirá atualizações sempre que necessário, tendo em vista a garantia da segurança e da eficácia das operações aéreas em meio às condições desafiadoras no local”, explicou o Diretor da unidade, Tenente-Coronel Aviador Devilan Dutra Paulon Júnior.

O NOF também divulgou mudanças na informação aeronáutica militar e meteorológica; alterações na frequência de controle de aproximação; e restrições ou instruções especiais para operações de veículos aéreos não tripulados. Além disso, foram estabelecidas áreas restritas e proibidas para garantir a segurança das operações de socorro e evitar interferências.

Por fim, em resposta às urgências de evacuação e resgate, visando facilitar as operações com helicópteros, o Centro de NOTAM emitiu a criação de um heliponto de emergência na região do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre.

Fotos: Suboficial Raeder/ DECEA